Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande, São Paulo, Brazil
Portadora de Fibromialgia e Tendinopatia de Túnel de Carpo (Síndrome de Quervain), pós-fratura de punho consolidada em acidente de trabalho. Sou uma pessoa de bem com a vida, que procura sempre obter mais conhecimento, pois nunca sabemos tudo...estamos em uma eterna aprendizagem. Fiz cursos online (EADs) relacionados à área da Saúde, principalmente àqueles específicos para Conselheiros de Saúde e Gestão em Saúde, com Ênfase em direito sanitário, além de outros cursos com foco em uso de drogas lícitas e ilícitas e sua prevenção. Atualmente estou a disposição do mercado de trabalho... e traçando meu próprio destino com uma nova oportunidade que surgir!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pouco mais de 1 mês sem crises... entretanto pouco mais de uma semana com uma gripe terrível...

Mas... o que me trouxe hoje a postar, não foi falar sobre a minha síndrome... e sim de um absurdo que tive o desprazer de tomar conhecimento...

Cintilografia do miocárdio!!!
Alguém já tinha ouvido falar desse exame??
Pois é... nem eu... somente quando a cardiologista do meu pai solicitou o mesmo... e alguns meses depois, eis que a Sesap entra em contato dizendo que era só meu pai ir direto na Beneficiência Portuguesa em Santos, que o exame seria feito na hora...
Estranho isso, não?? Já que é um exame que utiliza uma substância radioativa, chamada de radioisótopo, que é injetada a partir de uma veia periférica, sendo posteriormente captada pelas células do músculo cardíaco (miocárdio). Este processo é chamado de perfusão miocárdica.ria um exame de contraste com aplicação de medicação em artéria perpendicular... (pesquisem no Google, me ajudou bastante)...
Mero detalhe de falha da Sesap: Só havia o endereço da Beneficiência Portuguesa e seu horário de atendimento do setor...
Nada de preparos, o que não podia comer ou beber, ou medicamentos que deveriam ser cortados até a realização do exame dentre outros ítens (normal quando se trata de Sesap ou Prefeitura de Praia Grande...
Graças a um artigo do Portal do coração, escrito pelo Dr. Tufi Dippe Jr (agradeço o profissionalismo) onde havia explicações sobre o exame (que são 2 na verdade), preparo, orientações pré e pós exame, drogas que serão utilizadas durante o procedimento, etc...
Liguei exaustivamente no Setor de Regulação e consegui o nº de telefone do setor de cintilografia... e qual a surpresa???? NÃO FAZ O EXAME NA HORA... GUIAS EMITIDAS E AUTORIZADAS PELOS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, DEVEM SER ANEXADAS DE CÓPIAS DE RG, CPF, CARTÃO DO SUS E COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, PARA SOMENTE DEPOIS SER AGENDADO NO SETOR... só Deus sabe pra quando...
Agora... vejam só... meu pai fez uma revascularização (4 pontes de safena) há aproximadamente 9 anos e nunca pediram pra ele um exame desse calibre, tem 81 anos... e toma várias medicações, inclusive para não acumular gorduras nas artérias...
O que dizer da saúde em nossa cidade?? E em nossa região também??
Temos muito com o que nos preocupar num assunto tão polêmico e tão esquecido pelos políticos... 


Veja mais em:
http://portaldocoracao.uol.com.br/exames/quais-so-as-indicaces-da-cintilografia-de-perfuso-miocardica

Nenhum comentário:

Postar um comentário