Quem sou eu

Minha foto
Praia Grande, São Paulo, Brazil
Portadora de Fibromialgia e Tendinopatia de Túnel de Carpo (Síndrome de Quervain), pós-fratura de punho consolidada em acidente de trabalho. Sou uma pessoa de bem com a vida, que procura sempre obter mais conhecimento, pois nunca sabemos tudo...estamos em uma eterna aprendizagem. Fiz cursos online (EADs) relacionados à área da Saúde, principalmente àqueles específicos para Conselheiros de Saúde e Gestão em Saúde, com Ênfase em direito sanitário, além de outros cursos com foco em uso de drogas lícitas e ilícitas e sua prevenção. Atualmente estou a disposição do mercado de trabalho... e traçando meu próprio destino com uma nova oportunidade que surgir!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Codeína, substância que combate dor deveria ser proibida

Cientistas: substância que combate dor deveria ser proibida
07 de outubro de 2010 - Redação Terra

Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, afirmam que a codeína, substância usada para combater a dor, deveria ser proibida, pois além de não funcionar em algumas pessoas pode ser fatal em outras. As informações são do site da revista New Scientist.
A codeína funciona sendo metabolizada em morfina dentro do corpo, mas a extensão desse metabolismo depende da genética de cada pessoa. Segundo editorial publicado por Stuart MacLeod e Noni MacDonald, ambos da universidade, no Canadian Medical Association Journal, o problema é relevante principalmente em crianças. Foram citados exemplos de duas crianças que morreram após receberam codeína depois de cirurgia para retirada das amígdalas.
Outros dois estudos apontam que tóxicos não fatais foram encontrados em crianças amamentadas por mães que tomavam codeína. O Hospital para Crianças Doentes, em Toronto, no Canadá, parou de utilizar codeína, mas cientistas e médicos da Agência de Saúde da Grã-Bretanha disseram que não proibirão o uso

Fonte:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4722303-EI8147,00-Cientistas+substancia+que+combate+dor+deveria+ser+proibida.html

Um comentário:

  1. Interessante a reportagem, mas foi justamente a codeína que resolveu o problema das dores da fibromialgia que tenho.
    Já tomei vários outros medicamentos, mas uns não amenizavam as dores e outros (a maioria) faziam muito mal.

    ResponderExcluir